A professora Bibiana Porto da Silva, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, integra a equipe de um projeto aprovado no Edital Universal CNPq/MCTI/FNDCT nº 44/2024. A iniciativa é coordenada pela professora Anelise Christ Ribeiro, da Escola de Química e Alimentos da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

O projeto, intitulado “Rotas Verdes e Biotecnológicas na Produção de Compostos Industriais a partir de Farelo de Arroz”, busca desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para a valorização desse subproduto agroindustrial, com potencial de aplicação nas indústrias alimentícia, cosmética e de embalagens.

Na Universidade Federal do Rio Grande-FURG, a professora Bibiana Porto da Silva será responsável pela análise da viabilidade econômica, avaliando custos, investimentos e cenários de retorno financeiro. A atuação conjunta das áreas de Engenharia e de Ciência e Tecnologia de Alimentos dentro da instituição amplia a capacidade de inovação e impacto científico do projeto.

“Trata-se de uma iniciativa estratégica que alia inovação, sustentabilidade e impacto socioeconômico, fortalecendo a inserção da Universidade Federal do Rio Grande-FURG em redes de pesquisa nacionais e contribuindo para o avanço da economia circular no setor agroindustrial”, destaca a professora Bibiana Porto da Silva.