A Universidade Federal do Rio Grande-FURG, por meio da Escola de Engenharia, participará nos dias 1, 2 e 3 de outubro de 2025 do SENAFOR – Seminário Nacional de Forjamento, um dos principais eventos brasileiros da área de conformação mecânica.

Na programação, está prevista a palestra técnica “Aços Microligados Forjados a Quente: Austenitic Grain Size Control Mechanisms in Hot-Formed Microalloyed Steels”, a ser proferida pelo docente Jorge Luis Bráz Medeiros (Escola de Engenharia/FURG).

Além da palestra, o docente integrará a coordenação da Sessão 4 (chairperson), conduzindo as apresentações de trabalhos técnicos e promovendo o debate científico entre participantes nacionais e internacionais.

O SENAFOR 2025 é organizado pela UFRGS, com apoio institucional de PUCRS, Universidade Feevale, UFSC, CNPq, FAPERGS, entre outras entidades, e patrocínio master de CREA-RS e Presstrade.

Com essa participação, a FURG reforça sua inserção em fóruns de destaque científico e tecnológico, fortalecendo a integração entre universidade, setor produtivo e comunidade acadêmica.