Os estudantes da disciplina de Pontes, do curso de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, participaram de duas importantes atividades práticas coordenadas pelo professor Miguel Angel Aguirre, aproximando os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula da realidade da engenharia de estruturas.
No dia 2 de julho, foi realizada a tradicional Competição de Pontes de Espaguete, no Laboratório de Geotecnia e Concreto da Escola de Engenharia. A atividade desafiou os alunos a projetarem e construírem pontes utilizando espaguete como material estrutural, aplicando conceitos de resistência dos materiais, comportamento estrutural, estabilidade e dimensionamento. Além de estimular a criatividade e o trabalho em equipe, a competição proporcionou uma forma dinâmica de consolidar os conteúdos teóricos abordados na disciplina.
Já no dia 9 de maio, os estudantes participaram de uma inspeção técnica nas pontes Férrea, Léo Guedes e Alberto Pasqualini, localizadas sobre o Canal São Gonçalo, em Pelotas (RS). A atividade foi coordenada pelos professores Miguel Angel Aguirre, Rosangel Rojas de Yepez e José Rafael Yepez Aguirre.
Durante a visita técnica, os alunos realizaram a análise dos principais elementos estruturais das pontes, identificando materiais, tipologias estruturais e avaliando o estado de conservação das obras. A inspeção envolveu o preenchimento de fichas técnicas, o registro fotográfico das estruturas e a identificação de possíveis manifestações patológicas, proporcionando uma vivência prática dos procedimentos utilizados na avaliação de obras de arte especiais.
As duas atividades reforçam o compromisso da Escola de Engenharia com uma formação de excelência, integrando teoria e prática e proporcionando experiências que aproximam os futuros engenheiros dos desafios que encontrarão ao longo da carreira profissional.
Segue abaixo o link do Instagram.
https://www.instagram.com/reel/DYIHyyMRMrQ/?igsh=d254ZXRheXB2dnRq





