Engenharia de Produção 

 

Contato 

Coordenação do curso de Engenharia de Produção 

Telefone: (51)36627800 

E-mail: ccengprod@furg.br  

Site do campus SAP: 

https://sap.furg.br/vem-pra-furg/cursos/producao.html 

 

Autorização de funcionamento 

Deliberação nº 057/2018 do Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração – COEPEA, em 14 de setembro de 2018. 

 

Perfil do ingressante 

Toda a empresa necessita aumentar sua eficiência e sua eficácia. Algumas tem essa necessidade para se manterem competitivas no mercado e outras pela necessidade de sobrevivência. O que há em comum entre elas é que o Engenheiro de Produção busca atender essa demanda através de uma visão sistêmica, orientada por processos e voltada para atingir resultados. Diferente de outras engenharias, a Engenharia de Produção baseia-se em múltiplos conhecimentos técnicos e gerenciais, o que lhe permite uma compreensão integral do funcionamento da empresa. Como as necessidades de aumento de eficiência e eficácia são comuns às empresas de qualquer setor, o ramo de atuação do engenheiro de produção também é amplo. Tradicionalmente, encontram-se engenheiros de produção no chão de fábrica de manufatura. Mas essa realidade tem mudado, e é cada vez mais comum encontrar essa profissão sendo exercida no setor de serviços, em escritórios, consultorias, hospitais, órgãos públicos e até no agronegócio.  

Sendo assim, o ingressante em Engenharia de Produção deve se preparar para despertar: interesse por atividades técnico-científicas; capacidade de visualização e de representação de movimentos e objetos no espaço; capacidade de memorização e raciocínio lógico; espírito criativo e inventivo; capacidade de coordenar e de desenvolver trabalhos em equipe. 

 

Competências e habilidades 

O curso de Engenharia de Produção tem por objetivo desenvolver profissionais com habilidades em: planejar e gerenciar sistemas produtivos, dimensionando e integrando recursos físicos, humanos e financeiros, para a busca de eficiência e eficácia; planejar e gerenciar sistemas de qualidade, incorporando conceitos e técnicas de qualidade que aprimorem produtos e processos, tanto no aspecto técnico como organizacional; analisar e planejar processos produtivos sob a ótica da interação do ser humano com seu ambiente de trabalho, com o intuito de promover melhorias que preservem a saúde e segurança e contribuam para a organização e eficiência das atividades; utilizar ferramental matemático e estatístico para modelar sistemas de produção e auxiliar na tomada de decisões; criar, adaptar, melhorar e aprimorar produtos, levando em consideração aspectos técnicos, operacionais e estratégicos; planejar e gerenciar economicamente sistemas produtivos, por meio da gestão de custos e gestão econômica de investimentos e de riscos. 

Dessa forma, o aluno do curso estará capacitado para atuar na realização de ações destinadas a administrar e controlar sistemas produtivos de diversos segmentos. 

 

 

Estrutura curricular 

Engenharia de Produção se baseia em dez áreas de atuação: Engenharia de Operações e Processos da Produção, Logística, Pesquisa Operacional, Engenharia da Qualidade, Engenharia do Produto, Engenharia Econômica, Engenharia Organizacional, Engenharia do Trabalho, Engenharia da Sustentabilidade e Educação em Engenharia da Produção. 

O curso de Engenharia de Produção da FURG-SAP tem a seguinte estrutura: 

  • Duração: 10 semestres 
  • Campus: Santo Antônio da Patrulha 
  • Turno: integral 
  • Grau: bacharelado 
  • Vagas anuais: 50 (SISU-ENEM) 
  • Modalidade: presencial  
  • Currículo 

https://sistemas.furg.br/sistemas/paginaFURG/publico/bin/cursos/tela_qsl_visual.php?cd_curso=108*741 

 

 

Perfil do profissional 

O perfil desejado para o egresso do curso de Engenharia de Produção da FURG é de um profissional com sólida formação técnica e científica, balizada por conceitos éticos e humanos, e que, desfrutando de uma visão sistêmica, esteja habilitado a planejar e elaborar projetos, bem como a identificar, prevenir e solucionar problemas de engenharia ligados às atividades de projeto, operação, gestão e melhoria de sistemas de produção, levando em consideração o contexto em que tal sistema está inserido, e as repercussões dos aspectos técnicos, econômicos, sociais, políticos e ambientais em toda e qualquer tomada de decisão. 

 

ACESSE AQUI O PLANO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO :   Projeto Pedagógico Engenharia de Produção

ACESSE AQUI A BIBLIOGRAFIA DE 2020 DO CURSO  DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO : Bibliografia EP 2020